quarta-feira, 31 de julho de 2013

Manifesto Movimento Mudança Sustentável


Numa altura em que as instituições políticas tradicionais, atingiram o descrédito, é imperioso chamar os cidadãos a intervir. É necessário encontrar soluções fortes e inovadoras que envolvam todos os interessados na causa cívica.
Nas situacões de crise devemos estar unidos e para construir um caminho seguro, tendo a Sociedade Civil um papel fulcral no desenho deste novo futuro.
Cada um de nós deve participar dando o seu contributo para que uma melhor sociedade e um futuro mais promissor para as gerações vindouras, seja uma realidade.
Movimento Mudança Sustentável surge com o objectivo de promover a democracia participativa, pretendendo ser uma alternativa ao quadro politico actual, no desenvolvimento de políticas de proximidade.
Assim, o Movimento Mudança Sustentável rege-se pelas seguintes linhas de orientação:
- Promover a cidadania participativa envolvendo os Oeirenses nas decisões locais. Trazer os cidadãos para as instituições democráticas como parte directamente interessada e envolvida nas políticas locais.
- Promover o desenvolvimento sustentável. Garantir que com poucos ou escassos recursos se conseguem resultados duradouros e equilibrados em todos os sectores das politicas públicas. Como tal, devem ser reanalisados e reaproveitados os recursos existentes estabelecendo metas de desenvolvimento reais e a longo prazo (Planos para uma década, numa perspectiva intergeracional).
- Promover o comércio e as empresas locais como forma de estimular e criação de novos postos de trabalho e o plurirendimento.
- Apostar no turismo sustentável como modelo de desenvolvimento, que crie sinergias de aproveitamentos das reais potencialidades e património de Oeiras. A localização e valencias de Oeiras devem ser pilares de atracção de visitantes e turistas, rejeitando o estatuto de local de passagem entre o "triângulo" Lisboa-Cascais-Sintra, abrindo-se assim, desta forma, lugar a novos investimentos e criação de condições para um desenvolvimento sustentável em Oeiras.
- Combater clientelismos, lobbies e interesses instalados contrários ao bem-estar dos Oeirenses e ao normal funcionamento das Instituições democráticas.
- Defender e promover os Espaços verdes de proximidade. Privilegiar a criação e/ou recuperação dos espaços verdes nos bairros em detrimento investimentos e construção de grandes parques urbanos.
- Defender os principios de ordenamento do território e uso do solo assentes em bases técnicas e científicas, em detrimentos das orientações e interpretações políticas de circunstância.
- Promover uma política de acção social sustentável e de proximidade, envolvendo toda a comunidade através da criação de redes entre as associações existentes. Com esta metodologia poderá prestar-se um serviço mais eficiente, auxiliando os mais desfavorecidos, para que em Oeiras não haja ninguém sem habitação ou com carências alimentares.
Será Utópico? Se todos remarmos para o mesmo lado e trabalharmos em comunidade, é perfeitamente possível.
Movimento Mudança Sustentável acredita que a Democracia Participativa Local é possível e quer construir uma proposta paraOeiras.
Acredita que a Democracia Participativa é a última hipótese de salvar o que resta deste regime politico!
Acredita que nós os cidadãos, temos uma palavra e uma acção que pode fazer a diferença!
É altura de arregaçar as mangas, lançar mãos à obra e construir uma alternativa sustentável para Oeiras.
Não hesitem! Oeiras precisa de todos nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário